domingo, 19 de abril de 2015

Minha História

Meu nome é Bruna Natália (Bru, Bruninha, Bruca, Natália, Nataly, Naty ...), tenho 28 anos, sou formada em engenharia de produção e moro em Jundiaí – SP. Na metade do ano de 2009, descobri que tinha um tumor no cerebelo.

Durante as aulas da faculdade, percebi que estava com dificuldade para escrever. A primeira vez em que eu percebi isso foi durante uma prova de Contabilidade, no primeiro semestre de 2009. Mas pensei que era nervosismo, pois o professor era um carrasco, e deixei pra lá. Durante o segundo semestre, percebi que estava com dificuldade para escrever durante as aulas. Não podia mais culpar o nervosismo pois não havia motivo para ficar nervosa. Eu tentava escrever, mas minha mão não obedecia. Minha letra, que sempre tinha sido bonita, estava ficando um garrancho. Foi aí que eu vi que alguma coisa estava errada.

Fui ao hospital fazer uma consulta com um neurologista. Ele falou que podia ser algum problema muscular (o que é bem comum e me tranquilizou um pouco) mas, para garantir, ele queria que eu fizesse uma tomografia de crânio. Fiz a tomografia e levei o resultado para ele. Quando ele viu, ficou quieto uns segundos. E eu morrendo de ansiedade né. Finalmente ele me falou o diagnóstico que mudou minha vida: eu tinha um tumor no cerebelo.

Comecei a chorar. Estava sozinha. Liguei para minha mãe chorando e contei. Ela não se desesperou e me acalmou. Hoje ela conta que não se desesperou pois tinha uma sensação de que tudo ia dar certo e ficar bem.

----------------------------------------------------------------------------
Escute o que seu corpo está dizendo!

Se você está sentindo que alguma coisa está estranha no seu corpo, não espere um tempo e, se não passar, você vai atrás do que está acontecendo. Vá agora ao médico! Seu corpo tem várias maneiras de te mostrar que algo está errado. Basta você escutá-lo!

Muitas vezes ficamos envolvidos com o trabalho, com o estudo, com a correria da vida, que esquecemos de nos conectar e cuidar do lugar em que vivemos a vida toda: nosso corpo!

Então, se você estiver sentindo que algo está errado, não ignore e deixe para depois para ir atrás. Se não for nada, ótimo! Se for algum problema, quanto antes descobrirmos e começarmos a tratar melhor. Ouvimos várias histórias sobre a grande importância do diagnóstico precoce, né?
----------------------------------------------------------------------------

Logo depois de receber a notícia, fiquei um tempo chorando do lado de fora do hospital. Mas depois, enxuguei minhas lágrimas e voltei pra aula. A partir desse dia, minha vida mudou radicalmente!

Desde de 2009, já passei por 3 cirurgias e muitas, mas muuuuuitas ressonâncias magnéticas. No meu caso, o tumor cresce muito lentamente e, como parte dele está em um lugar que não se pode mexer, meu médico acha melhor manter essa parte intacta para não me deixar com sequelas permanentes. Após a última cirurgia (que foi em 2013), já fiz radioterapia e estou no meio do tratamento de quimioterapia.

Atualmente estou com algumas sequelas: tenho a coordenação do lado direito do corpo diminuída (o que é um problema grande pois sou destra), perdi o equilíbrio do meu corpo e, como o nervo óptico estava comprimido pelo tumor, agora estou com visão dupla e com um movimento constante nos olhos.


Nesse blog vou contar o que estou fazendo para me recuperar de cada sequela física e psicológica. Aprendi a lidar com esse problema e espero transmitir o que eu aprendi até agora. Ninguém me falou exatamente o que eu devia fazer, mas parece que o que estou fazendo está dando certo. Então resolvi compartilhar!

Além do que já passei, vou falar também do meu dia-a-dia, o que funciona e o que não funciona, pois estou focada 100% na minha recuperação. 

Espero que a minha experiência seja útil para alguém! =)

2 comentários:

  1. Bela iniciativa! Tenho certeza que vai ajudar muita gente a lidar com situações parecidas!!

    ResponderExcluir
  2. Bela iniciativa! Tenho certeza que vai ajudar muita gente a lidar com situações parecidas!!

    ResponderExcluir