quarta-feira, 22 de abril de 2015

Enfrentando o problema

A minha mãe sempre falou uma coisa que sempre me fez pensar: "Não tem outro jeito Bru. Você tem que enfrentar isso." E é a mais pura verdade! Se Deus me escolheu pra passar por isso, tenho que traçar estratégias para enfrentar esse problema da melhor maneira possível. Não podemos escolher o que acontece na nossa vida, mas podemos escolher a maneira como reagimos às coisas.

Ninguém nunca me falou o que eu deveria fazer pra ficar boa. Eu que tive que ir atrás de meios pra ajudar na minha recuperação. E, como está funcionando, me sinto na obrigação de divulgar o que estou fazendo para quem, como eu, está em busca da sua recuperação.

Fiquei com 3 tipos de sequelas: visão dupla e nistagmo (movimento involuntário dos olhos), perda parcial da coordenação do lado direito do corpo e perda parcial do equilíbrio. Para cada tipo de sequela, fui em busca de uma solução.

Visão

Fiz uma consulta com uma neuro-oftalmologista para ver o que uma profissional me diria. Após fazer vários testes e exames, ela me falou que o nervo óptico estava preservado e que minha acuidade visual estava ótima. Ela me falou que existem dois casos que dão os mesmos sintomas que eu estou sentindo: se o nervo óptico é danificado ou se os músculos dos olhos são danificados. Existem exercícios para os olhos que recuperam os músculos. Mas no caso do problema ter afetado o nervo, não há o que fazer além de esperar o nervo se recuperar sozinho. E isso demoooooooooooora. O meu médico citou o caso de um homem que apresenta sintomas desse tipo depois de 3 anos da cirurgia.

Minha visão já melhorou horrores! Mas ainda está bem ruim. E a única coisa que posso fazer para tentar ajudar na recuperação, é manter meu corpo o mais saudável possível. Agora me resta esperar. Como diz meu médico, um dia irei acordar e minha visão vai estar ok. Aguardo ansiosamente esse dia! rs

Coordenação

Como já disse, a coordenação do lado direito do meu corpo ficou comprometida.

Gostava muito de tocar violoncelo antes do tumor, mas agora não consigo mais. Perdi a estabilidade, a coordenação e a agilidade necessárias para tocar cello. Mas consigo tocar flauta transversal, que eu também amo! Não consigo tocar nada muito rápido ou complexo, mas aos poucos estou aprendendo novamente os movimentos e recuperando a agilidade. E como é uma coisa que eu gosto de fazer, fico boa parte do meu dia tocando flauta e nem vejo o tempo passar!

Um tempo atrás eu comprei lápis de cor e aquelas revistas de pintar para crianças. Essas revistas também tem atividades beeeeeeeem fáceis, como ligar os pontos, labirintos, etc. Pintava e fazia as atividades com a mão direita, pra aprender novamente como segurar um lápis e aumentar o controle do movimento da minha mão.

Também comprei revistas de cruzadinhas e me forço a escrever as letras com a mão direita. Tudo isso é bem difícil e eu demoro demais pra escrever uma palavra, mas ajuda muito na recuperação do movimento da mão.

Enquanto eu não consigo escrever com a mão direita, tenho que treinar a mão esquerda. Então, enquanto estou estudando inglês e francês, escrevo o máximo que eu posso com a mão esquerda para tentar tornar isso o mais natural possível. Outro dia fiz o teste de tentar estudar com a mão direita, mas não deu muito certo. rs Escrever com a mão direita ainda é bem demorado e difícil, então o foco vai para o movimento da mão e não para o que estou estudando.

Outra coisa que também faço todo dia, é digitar no computador. Inventei de escrever um diário. Toda noite descrevo como foi meu dia, dando outro tipo de estímulo para os meus dedos. Agora estou digitando também no tablet. Fiz um arquivo no tablet, e transferi meu diário para lá. A digitação no tablet é bem mais difícil, mas é um ótimo meio para treinar principalmente o movimento do dedão.

Equilíbrio

A melhor maneira que eu achei para recuperar meu equilíbrio foi através de exercícios. Estava tentando fazer sozinha, mas um amigo achava melhor eu procurar um profissional pra fazer um treino mais focado nas minhas necessidades. E foi a melhor coisa que fiz. Liguei em um studio de pilates e contratei uma personal. Além de exercícios de equilíbrio, faço exercícios de força.

Em casa, faço alguns exercícios mais simples de equilíbrio, que não exigem supervisão. Nos próximos posts vou falar mais sobre os exercícios que faço.



Além de tudo isso, comecei a fazer acompanhamento nutricional para manter meu corpo saudável para acelerar a recuperação e tentar reverter os efeitos adversos da quimioterapia através da alimentação. Falarei mais sobre isso também.

Basicamente, isso resume meu cotidiano. É preciso ter muita força de vontade para seguir uma rotina 100% focada em se recuperar. Mas sempre tenho em mente o objetivo final! Isso me move e me motiva! 





2 comentários:

  1. Oi Bruna, que história inspiradora! Parei para pensar o quanto reclamo da vida e sempre arrumo uma desculpa para não fazer as coisas. Obrigada por me inspirar! Continue escrevendo que irei acompanha-la. Beijos Mari

    ResponderExcluir
  2. Mt bom Bru! Te admiro mt e sempre torço por vc!

    ResponderExcluir