sexta-feira, 8 de maio de 2015

A importância da alimentação na recuperação

Ontem fiquei muito feliz! Fiz um exame de sangue e está tudo quase normal! A quimioterapia  deixa nossa imunidade bem baixa e essa que estou fazendo também afeta as plaquetas (responsáveis pela cicatrização). Então,  a cada 15 dias, no máximo, tenho que fazer um hemograma para ver como estão as coisas...

Teve um exame de sangue que minha imunidade e as plaquetas estavam tão baixas que minha médica queria me internar, pois meu corpo não estava se recuperando sozinho. Isso me assustou demais! Não fiquei internada, mas foi aí que decidi procurar uma nutricionista para tentar reverter os efeitos da quimio por meio da alimentação.

A minha nutricionista se chama Lívia Pimenta (ela que me incentivou a contar como estou me recuperando! Obrigada Lívia!). Ela me passou uma dieta para ganhar peso (estou pesando 51kg para meus 1,73m... To bem magrinha... A meta é chegar nos 56kg), cortou o glúten e a lactose (para diminuir a possibilidade de quadros inflamatórios, que aumentam com a quimio) e me passou suplementos (um manipulado, que contém nutrientes específicos para mim, proteína em pó e malto, pra me ajudar no ganho de peso).

Atualmente, tem muitos produtos sem glúten e lactose no mercado e encontrei várias receitas em sites. Quando gostar de um produto ou testar uma receita posto aqui.

Uma coisa super importante é o trabalho conjunto entre minha nutricionista e minha personal (ela se chama Bruna e está sendo a pessoa mais importante na minha recuperação! No próximo post falo mais sobre ela e meus exercícios). Foi a Bru que me indicou a Lívia, então a comunicação entre as duas é mais fácil.
Faz pouco mais de 1 mês que estou seguindo a dieta certinho (só ontem que dei uma escorregada! RS) e os resultados ficaram bem claros nesse último exame de sangue! :-)

Para quem quiser saber mais sobre a importância da alimentação quando estamos enfrentando um tumor, recomendo o livro "Anticâncer" do médico David Servan-Schreiber. Ganhei esse livro do meu primo (obrigada Glauco!) e adorei pois, além da história inspiradora do autor, ele me fez mudar minha atitude de impotência frente ao tumor. E não tem nada mais desanimador do que se sentir impotente! Super recomendo esse livro!

O acompanhamento nutricional está sendo super importante na minha recuperação! Estou usando todos os meios possíveis para fortalecer meu corpo para que ele consiga sarar logo e lutar contra esse tumor chato rs.

Um comentário: